Perguntas Frequentes

Ainda não recebi a minha carteirinha. Como faço para ser atendido?

Contate a Central de Atendimento para obter o número do seu cartão e procure a Unimed de sua cidade para saber quais os procedimentos necessários para ser atendido sem a carteirinha.

Como consultar o status da minha solicitação de autorização?

Por meio do Canal do Beneficiário você pode acompanhar o andamento de suas solicitações de autorização.

Como encontrar um médico/consultório/hospital que tenho direito?

Por meio do canal do beneficiário você pode pesquisar sua rede de atendimento para clínicas, laboratórios e hospitais em todo o território brasileiro.

Como eu faço para continuar com o meu plano mesmo após o desligamento da empresa?

Conforme Resolução Normativa 279, determinada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, as empresas são obrigadas, após o desligamento, a oferecer o plano de continuidade para demissões sem justa causa ou aposentadoria. A opção por continuar no plano deverá ser feita no prazo de 30 dias a contar do oferecimento do plano de inativos e o usuário deve assumir o pagamento integral do plano.
 
A área de Recursos Humanos da sua empresa é a responsável por todos os trâmites para que você continue cliente da Central Nacional Unimed.

Como faço para alterar o meu endereço no cadastro da Central Nacional Unimed?

Para contratos empresariais, acione o RH de sua empresa. Para contratos individuais/familiares, altere seu endereço de correspondência pelo portal do beneficiário, no link disponível no site.

Como faço para alterar o vencimento do boleto de pagamento do meu plano?

Para plano pessoa física (individual/familiar) a solicitação deverá ser feita pelo titular, que deverá apresentar seu cartão da CNU e documento de identificação. Caso não seja o titular do plano, é necessário portar autorização para representá-lo. Para menores de 18 anos, a solicitação deverá ser realizada pelo responsável financeiro do contrato. Os dias de vencimentos disponíveis são: 5, 10, 12, 15, 20, 25 e 30.

Importante: na manutenção de vínculo coletivo empresarial para beneficiário demitido ou aposentado não se permite a alteração da data de vencimento, salvo eventual exceção, cuja existência deve ser verificada diretamente com o departamento de recursos humanos da empresa empregadora. 

Como faço para cancelar meu plano?

Caso o seu plano seja coletivo, procure a pessoa jurídica contratante – empresarial (relação de emprego): o departamento de Recursos Humanos; por adesão, a entidade de classe; ou ainda, a administradora de benefícios, quando a relação for intermediada por este tipo de operadora.
o caso de cliente de plano pessoa física (individual/familiar), e de beneficiário demitido ou aposentado de plano coletivo empresarial, o titular deverá encaminhar uma carta assinada com o número do RG, CPF e número do cartão de identificação CNU com os seguintes documentos: Óbito: atestado do óbito; Divórcio: atestado do divórcio; encaminhar os documentos ao e-mail, após o envio, o beneficiário receberá resposta automática VIA E-MAIL com a confirmação do recebimento e a orientação do aguardo.

Como faço para consultar o andamento de meu pedido de reembolso?

Por meio do Canal do Beneficiário você pode consultar o andamento de seu pedido de reembolso.

Como faço para marcar uma consulta ou solicitar um atendimento?

Por meio do canal do beneficiário você pode escolher o profissional de sua preferência e agendar o atendimento de acordo com sua disponibilidade. No dia da consulta ou do atendimento, você deverá apresentar a carteirinha do convênio e um documento oficial de identificação com foto. Caso ainda não tenha o cartão de identificação, retire a autorização prévia na Unimed da sua cidade para consulta agendada. Para atendimento de urgência dirija-se ao local com código do cartão e documento oficial de identificação com foto.

Como faço para negociar o meu boleto em atraso?

Caso não tenha recebido uma carta da empresa de cobrança, você poderá solicitar à CNU a análise da proposta de negociação de valores em atraso. Se o beneficiário está excluído e/ou com data de exclusão programada, e deseja reativar seu plano, poderá enviar os termos da proposta de negociação contendo o número do cartão, e-mail e telefone de contato (será enviada uma confirmação eletrônica). A solicitação será avaliada pela área financeira da CNU.

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